quarta-feira, 27 de maio de 2015

O CINEMA E A MODA

A Sétima Arte dita moda desde o início do século XX, onde as mulheres iam ao cinema para copiar tendências das grandes atrizes (Greta Garbo, Marlene Dietrich, Audrey Hepburn e Elisabete Taylor).
A moda entretanto, é mais antiga que a indústria do cinema, filmes como "Juventude Trasviada" (Nicholas Ray, 1955) "O Quinto Elemento" (Luc Besson, 1997) "Os Intocáveis" (Brian De Palma, 1987) e mais recentemente "Avatar" (James Cameron, 2009) este último teve como inspiração a coleção de Alexander McQueem.
Também pode ocorrer o oposto, onde os estilistas vem à tela grande mostrar não só parte das suas vidas como também fazem o mundo da moda.
Filmes como Chanel (Anne Fontaine, 2009), O Louco Amor de Yvez Saint Laurent (Pierre Thretyon, 2010) e o icônico O Diabo Veste Prada (David Frankel, 2006) destacam a moda.
A moda também está presente no Oscar do cinema, não só presença certa do tapete vermelho como brilha tamebém ganhando a estatueta como ocorreu com o filme A Duquesa (Saul Dibb, 2008) filme este que teve como cenário a Inglaterra de 1774.
Época em que a moda era quem gerava a economia do comércio urbano de cidades como Londres, Paris e New York.
As roupas eram estruturadas, projetando o corpo para a frente com austeridade.
Filmes com a Indetidade de Nós Mesmos (Wim Wenders, 1989) onde Wenders nesse filme apresenta o seu olhar ocidental em relação à cultura oriental, tendo como personagem central o estilista Yohji Yamamoto.
O estilista aqui é investigativo, onde o ponto de partida da sua criação são os tecidos artesanais e cintéticos, mas com qualidade.
Com uma alfaiataria impecável, onde as formas das roupas são confortáveis e práticas, onde a cor predominante é o preto.
Um dos mais recentes filmes que teve quase que um desfile de moda atual foi O Conselheiro do Crime.
Atores como Brand Pitt, Cameron Dias e Javier Bardem estão impecavelmente bem-vestidos.
Meu destaque nesse filme vai em especial para Javier Barden e para o seu mocassim branco.
Outros filmes que respiram moda: A Regra do Jogo (Jean Renoir), Sabrina (Billy Wilder), Bonequinha de Luxo (Blake Edwards), O Grande Gatsby (Jack Clayton), Gogolo Americano (Paul Schareder).

Edson Alvez (Consultor de Moda)


Nenhum comentário:

Postar um comentário